Indonésia 2017 – Shapers dão dicas de pranchas para sua trip.

É chegada a hora de mais uma temporada em um dos lugares mais espetaculares e procurados por surfistas de todo o mundo, a Indonésia. Ondas perfeitas, paisagens alucinantes, temperatura agradável e povo hospitaleiro são alguns dos ingredientes que levam surfistas de todos os cantos do planeta a visitar a indonésia nesta época do ano.

Ondas de diferentes tipos quebram pelas diversas ilhas que compõem o seu arquipélago e estar equipado com as pranchas certas pode fazer a diferença entre uma trip dos sonhos e um verdadeiro pesadelo. Foi pensando nisso que os shapers da Silver Surf Adriano “Teco” e Sylvio “Tico” Oliveira, fizeram a seleção de alguns modelos, dando algumas dicas para quem quer aproveitar ao máximo sua viagem ao paraíso do surf chamado Indonésia.

[focus color=”light” background=”lightgrey” gradient=”darkgray” style=”normal”]Entre em contato e saiba como fazer a encomenda de sua prancha para Indonésia com prazo de entrega antecipado.[/focus]

Semi Fish – The Round Ripper

 

Uma fish? Na verdade uma semi-fish, ou, uma fish de alta performance. A Round Ripper pode ser um verdadeiro coringa para sua viagem. Uma prancha que pode “salvar” você caso as ondas não subam como o esperado, ou então, nos períodos entre um swell e outro, quando rolam aquelas ondinhas perfeitas que certamente você não vai querer ficar de fora. Nesses dias menores, geralmente as ondas quebram com menos volume de água na bancada, fazendo com que elas quebrem rápidas e com pouco espaço para entrar nas manobras. É neste momento que um modelo como este se encaixa perfeitamente. Por ser menor, mais larguinha e como maior volume que sua prancha do dia-a-dia (como aconselhamos você utilizar), ela entra na onda com maior facilidade e se mantem bem solta e manobrável, permitindo que você vire a prancha com mais facilidade em espaços curtos da onda, aonde uma prancha maior poderia dificultar as coisas.
O modelo The Round Ripper, tem ainda uma grande vantagem em comparação com outras fishes de alta performance por conta de sua rabeta round, que mantem a prancha mais segura e com maior projeção em relação a uma rabeta swalow. Com isso ela se torna também bem funcional quando o mar está um pouco maior também, justificando sua versatilidade e garantindo a diversão tanto nas marolas, quanto em um dia de altas ondas. Pode ser utilizada como tri-quilha ou quadri-quilha.

Shortboard – Silver Mix

 

Aqui já estamos falando de uma prancha para os dias que realmente todos nós esperamos surfar em uma trip para indonésia. Ondas de até 6 pés quebrando com paredes longas e tubulares. A Silver Mix é um excelente modelo para você ter como sua “prancha oficial”, a qual você poderá surfar diferentes tipos e tamanhos de ondas. Você pode utiliza-la com as mesmas medidas que você já está acostumado a utilizar no Brasil, caso seu condicionamento físico esteja em dia, ou então, acrescentar um pouquinho de flutuação para ajudar na remada, tendo em vista que um drop atrasado pode condenar todo o resto da onda. Vale lembrar que vários picos demandam uma boa remada para se ter acesso.
Uma ótima opção de rabeta, além do round squash padrão, é uma versão de rabeta round bem moderna, a qual temos utilizado bastante com nosso atleta Italo Ferreira. Uma linha mais arredondada, não muito pontuda, que permite um bom direcionamento da prancha sem deixa-la “dura” na realização de manobras. Uma combinação perfeita para o design da Silver Mix que já garante bastante segurança e controle nas manobras, o que achamos fundamental em ondas mais fortes e rápidas onde qualquer vacilo pode fazer você perder a onda. É válido também o set up de Tri-quad, para ser utilizada como quadri-quilha em dias mais tubulares visando um maior “drive” e tri-quilha para manobrar com mais segurança. É bom ter como opção um jogo de quilhas maior ao qual você está acostumado a utilizar para os dias de ondas maiores.

Step up – Semi Gun

 

Se você costuma dar sorte em suas viagens, ou já viu que a previsão indica uma grande ondulação para o período de sua estadia, você deve realmente pensar em ter um modelo de Semi Gun dentro de sua capa. Seu design visa oferecer um grande poder de remada, velocidade e projeção. Isso se resume em segurança, o que é fundamental quando estamos falando de ondas grandes e tubulares. Ondas com volume precisam de pranchas com volume, então, não exite em estourar a litragem que você está acostumado a utilizar, nosso design permite a utilização de um grande volume sem deixar a prancha um “tronco” que vai te atrapalhar na hora de direciona-la.
Ter uma prancha desta no quiver, para a maioria dos meros mortais, pode ser a oportunidade de você estar na água em um dia de ondas grandes se sentindo confiante para se posicionar bem no pico e pegar, quem sabe, a onda da sua vida. Hoje em dia surfistas de alto nível tem utilizado pranchas pequenas e mais volumosas do que de costume para surfar ondas grandes, uma combinação excelente para quem já tem o costume e técnica refinada. Se esse não for o seu caso, utilizar uma prancha com maior tamanho e volume ainda é a melhor opção. Feita com a rabeta round padrão, neste caso, um pouco mais fechada do que a mencionada no modelo Silver Mix, para garantir seu direcionamento com melhor controle.
Neste modelo é fundamental a utilização de um jogo de quilha maior do que você utiliza normalmente.

Longboards – Teco Model

 

Para aqueles que amam o longboard e querem surfar como seus “pranchões” na Indonésia, nós indicamos a utilização de um modelo mais progressivo ao exemplo do Teco Model, desenvolvido para o shaper Adriano Teco. Mesmo que você esteja acostumado a surfar como modelos mais clássicos, recomendamos que você experimente um longboard mais “enxuto” com maior curva de rocker, pois assim sua prancha ficará mais responsiva e irá se ajustar melhor a curva da onda. Isso irá permitir que você surfe com mais dinamismo ondas mais “buraco”.
Por mais que na Indonésia tenha picos aonde um longboard mais clássico seria muito bem vindo, as ondas mais famosas e frequentadas da indonésia são as que oferecem os melhores tubos, então é bem possível que você esteja caindo com seu long em uma delas. Especialmente se os seus companheiros de trip sejam surfistas de pranchinha.
Para Adriano Teco, que surfou com este modelo em algumas das mais desejadas ondas das ilhas Mentawai, a curvatura e a largura utilizada neste modelo foram os pontos chaves para permitir uma linha de surf que acompanha-se as características daquelas ondas, amenizando as dificuldades de se surfar com uma prancha de nove pés ondas rápidas e tubulares. É aconselhável o uso como tri-quilha ou com uma quilha central entre 7′ e 8′ polegadas com os estabilizadores laterais.

Alternative – Single Fin

 

Se você já é um adepto da Single Fin ou já ouviu falar bastante sobre elas e quer experimentar uma, a Indonésia é o lugar perfeito. Ondas longas e emparedadas, tubulares ou não, são um convite para este modelo de prancha que combina alto volume, boa projeção e extrema diversão. Poder passear com uma single fin pelas linhas da Indonésia pode ser uma experiência única, especialmente para surfistas já mais experientes, que vão conseguir “domar” uma single Fin e fazer todo seu volume e projeção trabalhar ao seu favor. Seu alto volume garante ao surfista entrar nas ondas com grande facilidade dando a chance de se posicionar bem para a onda, porém é necessário saber trabalhar com as bordas da prancha para garantir que elas cortem a água e ajudem a quilha projetar a prancha. Sua curva bem suave gera uma grande velocidade e permite passar sessões que podem parecer impossíveis. Diversão garantida para quem tem uma linha de surf mais clássica e diferenciada.

Agora é só definir o modelo ideal para você. Lembrando que todos nossos modelos podem ser configurados especialmente para as necessidades de cada cliente. Boa viagem e boas ondas…

[focus color=”light” background=”lightgrey” gradient=”darkgray” style=”normal”]Entre em contato e saiba como fazer a encomenda de sua prancha para Indonésia com prazo de entrega antecipado.[/focus]

Galeria da trip da Silver Surf para indonésia – ilhas Mentawai. Modelos de pranchas utilizados nas fotos: Silver Mix, Sino Model, Speed Fish, Teco Model e Semi Gun.

Fotos: Star Koat – Mentawai Surf Charter

NEWSLETTER

Inscreva seu e-mail para receber notícias da Silver Surf. Após enviar sua inscrição você receberá um e-mail contendo um link "confirmar inscrição" basta clicar e pronto.

CONTATO

SILVER SURF - T.PATTERSON BRASIL
Rua: Luiza Macuco, 197
Vila Mathias, Santos, São Paulo.
Cep: 11015-060
Tel: (13) 3232-1047
Email: silversurf@silversurf.com.br

© Silver Surf Surfboards 2017 - Todos os Direitos Reservados. Proibida e reprodução parcial ou total de qualquer texto ou imagem sem prévia autorização - Desenvolvido por Silver Surf Surfboards.
Translate »