Chegou a vez das longas e geladas direitas de J-Bay na África do Sul darem a sua cara no Circuito Mundial de Surf de 2017. Uma das etapas mais tradicionais e cobiçadas pelos surfistas do “Dream Tour”. Responsáveis pela produção das pranchas T.Patterson utilizadas por Italo Ferreira, os shapers Sylvio Tico Oliveira e Adriano Teco, falam um pouco sobre o quiver de pranchas de Italo para este ano em J-Bay e sobre o trabalho deles com o atleta.

Quantas pranchas Italo levou para J-Bay este ano, e como é montado seu quiver?

Foram 9 pranchas no total. Este ano estamos trabalhando com um número reduzido de pranchas em comparação com os anos anteriores, temos focado bastante nos tamanhos mais funcionais. Por termos um modelo já bem definido a adaptação de Italo as novas pranchas é bem mais fácil, com isso ele se sente mais confiante e já sabe o que esperar de cada prancha, assim ele também não perde tempo e não se desgasta tendo que experimentar várias pranchas diferentes nas sessões de treinos. O quiver dele tem: 5’9 (1) – 5’10 (3) – 5’11 (1) – 6’0 (2) – 6’1 (1) – 6’3 (1).

As pranchas receberam algum tipo de adaptação para esta etapa?

A principal adaptação foi no volume das pranchas, a pedido de Italo, todas elas ganharam um pouco mais de volume central, e também, um pouco mais de espessura nas bordas, visando um surf com mais força e fluidez, e também, para compensar na remada devido a necessidade de utilizar uma roupa de borracha mais grossa. Na verdade, o volume/espessura tem sido a única alteração mais significativa que temos feito nas pranchas de Italo nos últimos anos. Apenas uma adaptação ao crescente ganho de massa muscular e a força nas manobras que Italo vem tendo ao longo dos últimos anos. Nós e o Timmy acreditamos que a prancha que está funcionando e trazendo resultados não necessita de grandes alterações. Gostamos de trabalhar tipos de rabetas variados e as vezes fazemos algo diferente, como uma 5’10 swalow com 4 canaletas que ele já está utilizando por lá, mas sempre dentro do mesmo modelo.

Qual é o principal desafio ao produzir as pranchas de um atleta de alto nível?

A consistência. Manter a margem de acerto no mais alto nível e conseguir reproduzir aquela prancha mágica por várias vezes. Essa consistência traz ao atleta uma confiança no equipamento e é essa confiança que permite a ele explorar o máximo do seu surf nos momentos cruciais de uma bateria.

Quando começou o trabalho de vocês com o Italo?

Iniciamos o trabalho com Italo em 2008 quando Luiz Campos o “Pinga” nos procurou com o projeto de um ainda desconhecido e talentoso garoto do Rio Grande do Norte. Na época, já produzíamos as pranchas do shaper californiano Timmy Patterson que já tinha um nome forte no cenário competitivo internacional, ao qual se destinava o projeto de Italo. Então iniciamos o trabalho com ele em nossa equipe de base usando as pranchas T.Patterson.

Como funciona a parceria entre vocês e o shaper Timmy Patterson na produção das pranchas de Italo?

Temos uma parceria bem forte e diferenciada, feita em equipe, que disponibiliza a Italo todo o suporte de nossa fábrica aqui em Santos no Brasil, e a do Timmy em San Clemente na Califórnia.

Devido nossa maior proximidade com Italo, desde o início, os acertos e ajustes nas medidas de suas pranchas eram feitos por nós. Então, juntando o trabalho de Timmy com as nossas influências, fomos chegando nesse modelo de prancha que ele vem usando. Hoje em dia, temos uma comunicação e troca de informações muito boa entre todos, e por isso, o trabalho com Italo continua sendo desenvolvido em maior parte com a gente aqui no Brasil, além do que é feito diretamente por Timmy na Califórnia. Uma parceria que vem dando bons frutos e que só é possível graças a nossa amizade e a confiança que Timmy tem em nosso trabalho como shapers e produtores de pranchas, além da confiança dele no material que utilizamos.

Abaixo Italo Ferreira durante sessão de treinos em J-Bay a bordo de sua 5’10 rabeta round. Foto: @marcelodadafilmes

Prancha da foto:

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone